quarta-feira, 28 de setembro de 2011

capitulo 03

Disciplina:Pratica na dimensão politico-social
Prof°:Jónata -UEMA
Pedagogia II periodo





RESUMO INFORMATIVO



NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.59 a 82



              O presente trabalho de Bordieu, em sua fundamentação teórica aborda questões e  reflexões sobre a bagagem social herdada,que cada individuo tem,segundo a sua origem.A posse do capital cultural que favorece ao sujeito o êxito escolar. Ele aborda as questões das elites econômicas e a relação entre o dinheiro e a educação dos filhos.O autor faz uma abordagem sobre a banalização e desvalorização dos títulos escolares.A lei criada e citada por Bordieu no texto que visa explicar que os diplomas de pessoas que tem uma origem social mais elevada tende a ter uma chance maior em relação ao mercado.É importante observar que Bordieu distingue  três conjuntos  de disposições  e de estratégias de investimento escolar  que seriam adotadas  tendencialmente  pelas as classes populares,pelas a classes médias e pelas elites.As classes populares  pelo o pequeno volume de seu patrimônio e pelas pressões materiais.As classes medias,ocupam uma posição intermediaria e lutam para não serem confundidos com as classes populares.As elites são as classes dominantes  e possuem os “princípios de diferenciação”. Neste capitulo o autor demonstra  as classes dominantes e as dominadas,e mostra a diferença que essas podem causar na carreira estudantil do individuo

Palavras-chave: Origem- Elites –Dominantes -Dominadas








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