Prof°:Jónata -UEMA
Pedagogia II periodo
RESUMO INFORMATIVO
NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.59 a 82
O presente trabalho de Bordieu, em sua fundamentação teórica aborda questões e reflexões sobre a bagagem social herdada,que cada individuo tem,segundo a sua origem.A posse do capital cultural que favorece ao sujeito o êxito escolar. Ele aborda as questões das elites econômicas e a relação entre o dinheiro e a educação dos filhos.O autor faz uma abordagem sobre a banalização e desvalorização dos títulos escolares.A lei criada e citada por Bordieu no texto que visa explicar que os diplomas de pessoas que tem uma origem social mais elevada tende a ter uma chance maior em relação ao mercado.É importante observar que Bordieu distingue três conjuntos de disposições e de estratégias de investimento escolar que seriam adotadas tendencialmente pelas as classes populares,pelas a classes médias e pelas elites.As classes populares pelo o pequeno volume de seu patrimônio e pelas pressões materiais.As classes medias,ocupam uma posição intermediaria e lutam para não serem confundidos com as classes populares.As elites são as classes dominantes e possuem os “princípios de diferenciação”. Neste capitulo o autor demonstra as classes dominantes e as dominadas,e mostra a diferença que essas podem causar na carreira estudantil do individuo
Palavras-chave: Origem- Elites –Dominantes -Dominadas
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