Prof°:Jónata -UEMA
Pedagogia II periodo
RESUMO INFORMATIVO
NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.83 a 121
O presente trabalho tem como objetivo abordar duas temáticas, a primeira é a respeito da relação entre estrutura social e a ação individual,a segunda se refere á relação da escola e dos sistemas de ensino, com a estrutura de dominação social.Segundo o texto o individuo só terá sucesso se estudar,porém ele só estudará,se ir a escola fizer sentido para ele.O capitulo aponta diversas criticas á obra de Bourdieu.A crítica mais apontada pelos os estúdios é em relação ao grau limitado de independência ou autonomia conferido por Bourdieu aos estabelecimentos de ensino e ao sistema escolar em relação ás estruturas de dominação social.No conjunto da obra de Bordieu ,prevalece então,o argumento de que o sistema escolar,predominantemente,reproduz e legitima os privilégios sociais.A partir de Bourdieu,tornou-se praticamente impossível analisar as desigualdades escolares ,simplesmente,como frutos das diferenças naturais entre os indivíduos.
Palavras-chave: Escola- Estrutura- Individuo
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