quarta-feira, 28 de setembro de 2011

cápitulo 04

Disciplina:Pratica na dimensão politico-social
Prof°:Jónata -UEMA
Pedagogia II periodo





RESUMO INFORMATIVO

NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp.83 a       121


                 O presente trabalho tem como objetivo abordar duas temáticas, a primeira é a respeito  da relação entre estrutura social e a ação individual,a segunda se refere á relação da escola e dos sistemas de ensino, com a estrutura  de dominação social.Segundo o texto o individuo só terá sucesso se estudar,porém ele só estudará,se ir a escola fizer sentido para ele.O capitulo aponta diversas criticas á obra de Bourdieu.A crítica mais apontada pelos os estúdios é em relação ao grau limitado de independência  ou autonomia  conferido por Bourdieu  aos estabelecimentos de ensino  e ao sistema escolar em relação ás estruturas  de dominação social.No conjunto   da obra de Bordieu ,prevalece então,o argumento de que o sistema escolar,predominantemente,reproduz e legitima os privilégios sociais.A partir de  Bourdieu,tornou-se praticamente impossível  analisar as desigualdades  escolares ,simplesmente,como frutos das diferenças naturais  entre os indivíduos.


Palavras-chave: Escola- Estrutura- Individuo                                     

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