terça-feira, 27 de setembro de 2011

Capitulo 01

Disciplina:Pratica na dimensão politico-social
Prof°:Jónata -UEMA
Pedagogia II periodo


RESUMO INFORMATIVO


NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 21-31





              O presente trabalho discute as questões de ordem social,e a visão critica de Bordieu em relação ao subjetivismo e o objetivismo,tendo como base a pratica do habitus.Bordieu aponta três maneiras de conhecer o mundo social,são essas: Fenomenológica,objetivista e praxiológica.O texto tem como objetivo descrever as relações existentes entre o objetivismo e o subjetivismo na estrutura do espaço social.O terceiro tipo de conhecimento: praxiológico, segundo Bordieu é a alternativa para solucionar o subjetivismo e o objetivismo.A argumentação utilizada por ele é o de que a estruturação das práticas sociais não é um processo que se faça mecanicamente,de fora para dentro,de acordo com as condições objetivas  presentes em determinado espaço ou situação social.A pesquisa bibliográfica, ressalta que a subjetividade dos sujeitos é algo socialmente estruturado  de acordo com a sua posição na estrutura social.


Palavras chave: Subjetivimo - Objetivismo – Estrutura 

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