quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Capitulo 02

Disciplina:Pratica na dimensão politico-social
Prof°:Jónata -UEMA
Pedagogia II periodo



                                                             RESUMO INFORMATIVO



NOGUEIRA, Maria Alice. BOURDIEU E A EDUCAÇÃO. 2ed. Belo horizonte: Autêntica, 2006, pp. 33-56





          O presente trabalho discute  a concepção e analise de Bordieu sobre a realidade social.Ele identifica  em sua obra O poder simbólico,três tradições sociológicas e filosóficas,onde a primeira se resume na percepção que o individuo tem da realidade, a segunda que se dá pela as realidades organizadas em função de uma estrutura, e por fim a terceira que centraliza a idéia marxista.A denominação de campo para Bordieu significa certos espaços de posições sociais  nos quais determinado tipo de bem  é produzido ,consumido e classificado.Cada campo de produção simbólica seria,então palco de disputas.Outro assunto abordado são as hierarquias culturais que classificam os indivíduos quanto a seu bem cultural ,que também é nessas hireaquias que surge a mobilidade social, mas para alcançar o mesmo,não basta o individuo possuir o capital cultural,é necessário que ele tenha a linguagem e hábitos da camada superior. Existe e espaço social ,onde o próprio Bordieu formulou,de modo que se aprenda o caráter multidimensional da realidade social,representada por dois eixos,vertical e horizontal.A idéia que ele tem é de que os indivíduos ocupariam posições diferenciadas.O capital simbólico representa o status que a pessoa tem num campo especifico.a realidade social só se tornou “grande” em nossa sociedade por conta da modernização mundial,porém o nível escolar do individuo também possui grandes influências no lugar que ele ocupa na sociedade.

Palavras-chave:   Realidade- Campo- Sociedade

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